Mundo

Papa prega respeito ao adversário em mensagem para a Copa

Dirigindo-se especialmente aos brasileiros, Francisco diz que ninguém vence sozinho, nem no campo nem na vida

postado em 11/06/2014 20:44



Na véspera da abertura da Copa do Mundo, o papa Francisco escreveu um pronunciamento aos brasileiros. Na mensagem, o pontífice diz que espera que o megaevento esportivo possa se tornar a festa da solidariedade entre os povos.

"Que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e, ao mesmo tempo, uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco", disse. O papa destacou ainda que o esporte não é apenas uma forma de entretenimento, mas um instrumento para difusão de valores. Francisco aproveitou para enaltecer o fair play e criticar as más posturas no futebol aplicadas à vida fora de campo.

Segundo ele, para jogar em equipe, é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo. "Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser ;fominha; constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos ;fominhas; na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada", alertou.

Para o papa, o segredo da vitória em campo e na vida está em saber respeitar o companheiro do time e o adversário. "Ninguém vence sozinho, nem no campo nem na vida", finalizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação