Mundo

Liga árabe e OCI pedem trégua na Siria durante o período do Ramadã

Pedido ressalta que o cessar-fogo aliviaria o sofrimento sírio no mês sagrado

Agência France-Presse
postado em 29/06/2014 12:40

Jida - A Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) e a Liga árabe lançaram um apelo conjunto para um cessar-fogo na Síria durante o mês de jejum muçulmano do Ramadã, que começou neste domingo (29/6).

Em um comunicado, as duas organizações pediram "o fim da violência e dos combates sob todas as formas por ocasião do mês sagrado do Ramadã." A trégua ajudaria a "aliviar o sofrimento dos sírios e permitiria que organizações de caridade fornecessem assistência humanitária às regiões afetadas" pelo conflito, explica o texto.

.

As duas organizações pediram às potências regionais e a toda comunidade internacional para apoiar este projeto e pressionar o governo sírio e os rebeldes neste sentido.

A crise na Síria começou em março de 2011 com um movimento de contestação pacífico ferozmente reprimido e que se transformou em um conflito armado. Mais de 162.000 pessoas morreram desde então, de acordo com uma ONG síria, e forçou mais de nove milhões a deixar suas casas, segundo a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação