Mundo

Pequim e Seul apelam para a desnuclearização na península coreana

Os líderes dos países se mostraram divididos em como persuadir a Coreia do Norte a desistir do armamento nuclear

Agência France-Presse
postado em 03/07/2014 11:56
Seul - China e Coreia do Sul fizeram um apelo pela desnuclearização da península coreana em um comunicado conjunto emitido nesta quinta-feira (3/7), em Seul, após reunião entre o presidente chinês e a presidente sul-coreana, Xi Jinping e Park Geun-Hye, respectivamente. Os dois líderes afirmaram sua "firme oposição" ao desenvolvimento de armas nucleares, mas se mostraram divididos em como persuadir a Coreia do Norte a desistir do armamento nuclear.

O presidente da China, Xi Jinping, cumprimenta a chefe de Estado sul-coreana, Park Geun-Hye, durante reunião em Seul
Park afirmou aos jornalistas que os dois lados concordaram em conseguir a desnuclearização da península "de qualquer maneira", mas Xi enfatizou que "diálogo e negociação" são a melhor maneira de conduzir a questão.



O comunicado conjunto não faz menção à política estabelecida pela China e Coreia do Sul em relação à Coreia do Norte, mas o fato de sua divulgação ter acontecido durante uma cúpula em Seul possui um peso simbólico considerável, segundo os observadores.

Analistas recordam que Pequim é um aliado de Pyongyang. Esta é primeira viagem de Xi como chefe de Estado à volátil península coreana e seu segundo encontro com Park, que visitou a China no ano passado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação