Mundo

Congresso uruguaio aprova lei que aprofunda medidas antitabaco

O consumo de tabaco entre a população adulta caiu de 32% em 2006 para 23% em 2011

Agência France-Presse
postado em 08/07/2014 22:54
Montevidéu - A Câmara de Deputados do Uruguai sancionou nesta terça-feira uma lei que proíbe totalmente a publicidade e a exibição de produtos de tabaco - inclusive em centros se venda -, uma medida que endurece a estrita política que começou a ser aplicada no país em 2006, quando foi proibido o fumo em locais públicos.

A lei foi aprovada com votos apenas da esquerda governista, com 50 adesões dos 69 legisladores presentes, após uma tensa e breve discussão parlamentar.

"Proíbe-se a exibição dos produtos de tabaco, seus derivados e acessórios para fumar em distribuidores e qualquer outra classe de estandes situados em locais onde se vendam produtos de tabaco", destaca a norma.

[SAIBAMAIS]Enviado ao Parlamento pelo governo de José Mujica em 2013, o texto prevê que nos pontos de venda de tabaco e seus derivados se permita a colocação de uma lista com os nomes das marcas e seus preços ao lado de um aviso do Ministério da Saúde Pública que advirta para os danos causados por seu consumo.

Leia mais notícias em Mundo

"Não temos dúvida de que neste conflito de interesses que se dá entre a saúde pública uruguaia e o comércio (...), não duvidamos em nenhum momento em votar pela saúde das pessoas", destacou a deputada governista Ivonne Passada.

O deputado Jaime Trobo, do opositor Partido Nacional, afirmou que as restrições "não se justificam" porque já diminuiu o consumo.

O consumo de tabaco entre a população adulta caiu de 32% em 2006 para 23% em 2011, segundo o Centro de Pesquisas para a Epidemia do Tabagismo (CIET).

As medidas antitabaco impulsionadas pelo ex-presidente socialista Tabaré Vázquez (2005-2010) confrontaram o país sul-americano à gigante do tabaco Philip Morris (PMI).

A empresa apresentou em 2010 uma ação contra o Uruguai por duas medidas antitabaco - a de proibir mais de uma apresentação de uma mesma marca e a de aumentar em até 80% da superfície do maço a advertência para os riscos potenciais do hábito de fumar -, que em sua opinião violam parte do Tratado Bilateral de Investimento entre o Uruguai e a Suíça, onde o PMI tem sua sede.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação