Mundo

Célebre diretor de orquestra Lorin Maazel morre aos 84 anos nos EUA

Maazel foi vítima de complicações de uma pneumonia

Agência France-Presse
postado em 13/07/2014 15:14
Maazel foi vítima de complicações de uma pneumonia
Washington
- O diretor de orquestra Lorin Maazel faleceu aos 84 anos - anunciaram neste domingo os organizadores do Festival Castleton, fundado pelo artista.

Maazel morreu na Virgínia, nos Estados Unidos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia, segundo porta-vozes do Festival Castleton.

Nascido em Paris em 6 de março de 1930, Maazel era um americano de segunda geração, que também ganhou reconhecimento como compositor.

Ao longo de sua carreira, foi diretor-geral da Ópera Estatal de Viena, diretor musical da Rádio Sinfônica de Berlim, da Orquestra Sinfônica da Rádio da Bavária, da Sinfônica de Pittsburgh, da Orquestra de Cleveland, da Filarmônica de Munique e da de Nova York, como informa a página do Festival na Internet.



Sua primeira ópera - baseada no livro "1984" de George Orwell - teve sua premi;re na Royal Opera House.

Maazel fundou o Festival Castleton em sua fazenda na Virgínia, junto com sua mulher, em 2009. O evento conta com concertos anuais e seminários.

O tenor espanhol Plácido Domingo escreveu em um tuíte: "Querido Lorin, muito obrigado por seu talento", enquanto a ministra francesa da Cultura, Aurélie Filippetti, saudou a memória de "um maestro intransigente, mas profundamente humanista" que dirigiu também a Orquestra Nacional da França.

A Filarmônica de Londres, onde Maazel atuou durante 50 anos, enviou os pêsames, assim como o diretor musical da Orquestra Filarmônica de Nova York, Alan Gilbert, que se disse "absolutamente devastado" com a notícia. Em um momento de grande valor simbólico, Maazel visitou a Coreia do Norte em 2008 junto com a orquestra nova-iorquina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação