Mundo

Líderes dos Brics querem reforma no Conselho de Segurança da ONU, diz Dilma

O conselho é composto por cinco membros permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos), que possuem direito a veto

postado em 15/07/2014 19:22
A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (15/7) que os integrantes do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) concordam que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) precisa de uma reformulação.

Dilma: todos os líderes coincidiram, chamando a atenção para a necessidade de uma urgente reforma
;O Conselho de Segurança da ONU encontra crescentes dificuldades para oferecer respostas eficazes aos desafios que se apresentam, sendo vítima de uma erosão de sua legitimidade e relevância;, disse a presidente durante encontro do bloco em Fortaleza. "Todos os líderes coincidiram, chamando a atenção para a necessidade de uma urgente reforma nessa respeitável e indispensável instituição;, acrescentou.

[SAIBAMAIS]O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco membros permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos), que possuem direito a veto. Também fazem parte também do colegiado dez membros não-permanentes, que são eleitos pela Assembleia Geral com mandatos de dois anos.



Em seu discurso, Dilma disse que os líderes do Brics defendem a necessidade de reforma no colegiado da ONU para ;rever sua distribuição de poder de voto, de maneira a refletir o peso inquestionável dos países emergentes na economia mundial.;

Segundo Dilma, durante a reunião de cúpula, os chefes de Estado do Brics discutiram conflitos regionais, especialmente no Oriente Médio. A presidente lamentou a falta de avanços concretos na região e disse que as soluções para estes conflitos passam pela via do diálogo. ;Concordamos em que é essencial, nesses e em outros casos, o envolvimento construtivo e coeso da comunidade internacional, evitando-se ações unilaterais, que atendem a conveniências de países específicos, mas comprometem soluções negociadas e de interesse da grande maioria;, disse.

No documento final da cúpula, a Declaração de Fortaleza, os líderes do Brics reafirmaram o compromisso do bloco em contribuir para uma solução ;abrangente, justa e duradoura; para o conflito entre Israel e Palestina. Também manifestou preocupação com a situação na Ucrânia, no Iraque e na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação