Mundo

Conheça as várias versões sobre a queda do avião malaio na Ucrânia

Queda do Malaysia Airlines no leste da Ucrânia levantou questões sobre a causa da tragédia

Agência France-Presse
postado em 17/07/2014 17:27
Donetsk - A queda do avião comercial da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia levanta a questão de qual teria sido a causa da tragédia. A seguir, algumas versões mencionadas até o momento.

- O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, afirma que se trata de um ato terrorista e que as forças ucranianas não estão envolvidas.

[SAIBAMAIS]- Um conselheiro do ministro ucraniano do Interior, Anton Gerarschenko, afirma que os rebeldes dispararam um míssil terra-ar Buk contra o avião malaio a partir da cidade de Torez, a 10 km do local onde a aeronave caiu.

- O "primeiro-ministro" da autoproclamada "República de Donetsk", Alexandre Borodai, afirma que as forças ucranianas derrubaram o avião.



- Os dirigentes da outra região separatista, a "República de Lugansk", foram mais incisivos e afirmaram que a aeronave tinha sido derrubada por um caça ucraniano, abatido depois pelos rebeldes.

- A tese mais extraordinária foi elaborada por uma fonte anônima da agência federal do transporte aéreo russa Rossoviatsia, citada pela agência russa Interfax: o avião malaio teria sido derrubado por um míssil terra-ar ucraniano ou por um míssil disparado pelo piloto de um avião que pretendia atingir o avião do presidente russo, Vladimir Putin, que regressava da reunião de cúpula do BRICS no Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação