Mundo

Conselho de Segurança convoca reunião de emergência sobre Ucrânia

De acordo com o presidente do Conselho, o encontro acontecerá em Nova York nesta sexta-feira (18/7) às 10h da manhã

Agência France-Presse
postado em 17/07/2014 19:11
Nova York - O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará uma reunião de emergência nesta sexta-feira (17/7) sobre a queda do avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia, anunciaram fontes oficiais. A reunião de emergência começará às dez da manhã em Nova York (11H00 Brasília), informou a presidência do Conselho, atualmente com Ruanda.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu nesta quinta-feira uma "investigação internacional completa e transparente" sobre o Boeing-777 que caiu no leste da Ucrânia com 295 pessoas a bordo. Em uma breve declaração na sede das Nações Unidas, Ban expressou suas "sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, assim como ao povo da Malásia".


[SAIBAMAIS]"Está claro que existe a necessidade de uma investigação completa, transparente e internacional", disse Ban aos jornalistas.

A aeronave foi abatida por um míssil terra-ar, mas a origem do disparo ainda é incerta, informaram à AFP autoridades americanas. A Grã-Bretanha, que pediu uma reunião urgente do Conselho de Segurança, defendeu uma investigação liderada pela ONU.

O Boeing da Malaysia Airlines seguia de Amsterdã para Kuala Lumpur e caiu no leste da Ucrânia, em uma região controlada pelos separatistas pró-russos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação