Mundo

Especialistas que seguiam para conferência sobre Aids estavam no avião

O grupo participaria de evento sobre a doença em Melbourne, na Austrália

postado em 18/07/2014 14:50
No avião da Malaysia Airlines, abatido por um míssil nessa quinta-feira (17/7), estavam o ex-presidente da Sociedade Internacional da Aids, Joep Lange, que viajava junto a outros 100 passageiros a Melbourne para a 20; Conferência Internacional sobre Aids, segundo a imprensa. Se acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o evento estava programado para ocorrer no próximo domingo, na Austrália.



"Seu objetivo na vida era a luta contra a Aids", declarou um amigo de Lange, Jaap Goudsmit. "Era um homem bom e não podia suportar ver como tantos jovens morriam por esta doença", acrescentou. Joep Lange tinha cinco filhos e viajava com a esposa. "É uma grande perda para o mundo da luta contra a Aids, para a Holanda e para mim", disse Goudsmit.

Nascido em 1954, Joep Lange trabalhou desde 1983 no centro médico universitário de Amsterdã e posteriormente se converteu em uma das referências mundiais na luta contra o vírus. Ele presidiu a Sociedade Internacional sobre a Aids, que organiza a conferência de Melbourne, entre 2002 e 2004.


Em Genebra, o encarregado do serviço de comunicação da OMS, Gregory Hartl, reportou também nesta sexta-feira a morte de um dos porta-vozes da organização, Glenn Thomas. A OMS lamentou a perda de "um dos nossos colegas" na tragédia aérea, quando se dirigia à conferência sobre a Aids na Austrália, afirmou em declarações à imprensa. Glenn Thomas foi jornalista da BBC e era um apaixonado por temas de "saúde pública", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação