Mundo

Região de desaparecimento do avião da Air Algerie sofre com jihadistas

Desde 2013, o Mali necessita de ajuda internacional para combater o terrorismo

postado em 24/07/2014 12:38

Desde 2013, o Mali necessita de ajuda internacional para combater o terrorismo

Os atentados têm sido cada vez mais frequentes no norte de Mali, região em que supostamente o avião McDonnell 83, da Air Algerie, teria caído. Vários grupos jihadistas, como o Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA), rebelião tuaregue, permanecem ativos no norte do país, apesar de uma intervenção militar internacional iniciada em janeiro de 2013 e liderada pela França. Alguns grupos ainda reivindicam vínculos com a Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI). A situação ainda se agrava devido a defasagem de equipamentos do Exército do Mali e baixo nível de formação.

As tensas relações entre a minoria Tuaregue no norte do Mali e outras comunidades da região como os fulani e songhai, pioraram desde o início de 2012, quando ocorreu uma rebelião Tuaregue em aliança com grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI).

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Esta rebelião levou à ocupação do norte do país por nove meses por grupos jihadistas. As numerosas atrocidades cometidas pelos rebeldes em nome de uma aplicação estrita da sharia (lei islâmica), como os apedrejamentos e amputações em público bem como a destruição de mausoléus de santos muçulmanos e de milhares de manuscritos em Timbuktu (noroeste), levaram a uma intervenção armada internacional em janeiro de 2013.

Após morte de jornalistas franceses, rebeldes, soldados e civis, em maio deste ano, o primeiro-ministro Moussa Mara afirmou que "os terroristas declararam guerra ao Mali e, portanto, o Mali está em guerra contra os terroristas".

No mesmo mês, a ONU anunciou que foi firmado um acordo de cessar-fogo entre o governo de Mali, o Movimento Nacional de Libertação do Azawad (MNLA), o Alto Conselho para a Unidade do Azawad (HCUA, na sigla em Francês) e o Movimento Árabe do Azawad (MAA) - MNLA, HCUA e MAA são os três grupos armados que controlam Kidal (nordeste).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação