Mundo

CIA pede desculpas por ter espionado computadores do Senado dos EUA

Jonh Brenna, diretor da CIA, pediu desculpas aos funcionários do Senado americano pelos registros feitos por seus agentes nos computadores de parlamentares

Agência France-Presse
postado em 31/07/2014 16:18
Diretor da Agência Central de Inteligência John Brennan responde perguntas da plateia após enfrentar o Conselho de Relações Exteriores, em Washington

Washington
- O diretor da CIA, John Brennan, desculpou-se com os funcionários do Senado americano pelos registros feitos por seus agentes nos computadores de parlamentares, anunciou nesta quinta-feira (31/7) um porta-voz da agência de inteligência americana.

Uma tempestade política se abateu em março passado depois da acusação de que a CIA havia espionado sem autorização os computadores usados pelos investigadores da comissão de inteligência para um relatório sobre o uso de tortura entre 2002 e 2006.


A comissão de Inteligência iniciou uma investigação em 2009 sobre o programa de interrogatórios violentos da CIA, e teve acesso a mais de seis milhões de documentos entregues pela agência. Os senadores podiam consultar esses documentos nos computadores protegidos e aos quais a CIA não deveria ter acesso, segundo um acordo entre o Senado e a agência de inteligência. Mas, em 2010, mais de 900 páginas de documentos particularmente importantes desapareceram dos expedientes protegidos.

Entre os documentos desaparecidos, havia alguns relativos a um memorando secreto difundido pelo diretor anterior da CIA, Leon Panetta que, segundo a comissão, contradizia a posição oficial da CIA sobre torturas durante interrogatórios.

John Brennan negou na ocasião que a CIA espionasse a comissão, mas pediu ao inspetor-geral da agência que iniciasse uma investigação interna. Agora Brennan abriu uma investigação dentro da CIA que poderá levar a sanções disciplinares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação