Mundo

Confrontos na República Centro-Africana deixam 22 pessoas mortas

Autoridades de transição tentam pacificar o país com o apoio da comunidade internacional

Agência France-Presse
postado em 01/08/2014 08:40
Bangui - Ao menos 22 pessoas morreram em confrontos armados na República Centro-Africana na quarta e quinta-feira entre milicianos antibalaka e ex-rebeldes Seleka em Batangafo (300 km ao norte de Bangui), informaram nesta sexta-feira fontes da força africana (Misca).

"Pessoas que diziam ser antibalaka entraram na cidade na quarta-feira e começaram a disparar contra as bases dos ex-Seleka, que responderam. Lamentamos 22 mortos, sobretudo civis", embora integrantes das duas milícias também tenham perdido a vida, declarou à AFP um oficial da Misca, que pediu o anonimato, e que informou sobre a existência de "dezenas de feridos".

Nesta localidade do centro do país, reinava uma relativa calma na manhã desta sexta-feira (1;/8), indicou a mesma fonte, ressaltando que "diante da violência destes confrontos, os habitantes fugiram em massa para se refugiar" em um hospital da zona, na base da Misca e na casa do prefeito, assim como na prefeitura e na igreja.



"Não sabemos o que levou os antibalaka a provocar estes confrontos", lamentou em uma conversa telefônica Paul Ngaimbé, morador de Batangafo. Após a deposição em 2013 do presidente François Bozizé por uma coalizão rebelde, os confrontos entre combatentes antibalaka, de maioria cristã, e ex-Seleka, de maioria muçulmana, deixaram milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados.

As autoridades de transição tentam pacificar o país com o apoio da comunidade internacional, cuja pressão fez com que representantes dos antibalaka e dos ex-Seleka assinassem no dia 23 de junho um acordo de fim das hostilidades, embora sua colocação em andamento provoque muito ceticismo em Bangui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação