Mundo

China pede aos Estados Unidos que deixem de vigiar suas fronteiras

Os EUA "devem adotar medidas concretas para reduzir gradualmente as suas atividades de vigilância perto da China até abandoná-las totalmente", declarou Yang Yujun

Agência France-Presse
postado em 28/08/2014 11:38
Contra-almirante John Kirby, porta-voz do Pentágono, disse que em 19 de agosto, um avião de combate chinês armado realizou uma aproximação perigosa de um avião americano

Pequim
- A China pediu nesta quinta-feira (28/8) aos Estados Unidos para que pare com a vigilância aérea e marítima perto de suas fronteiras, o que poderia causar "acidentes indesejáveis ."

Os Estados Unidos "devem adotar medidas concretas para reduzir gradualmente as suas atividades de vigilância perto da China até abandoná-las totalmente", declarou Yang Yujun, porta-voz do Ministério chinês da Defesa.

Pequim rejeitou no sábado as acusações "totalmente infundadas" lançadas pelo Pentágono, segundo as quais um caça chinês teria se aproximado perigosamente de um avião americano na China.

De acordo com o contra-almirante John Kirby, porta-voz do Pentágono, "em 19 de agosto, um avião de combate chinês armado realizou uma aproximação perigosa de um avião" americano.

[SAIBAMAIS]Kirby explicou que o caça chinês se aproximou a menos de 10 metros da aeronave americana que estava em missão. O piloto chinês fez uma manobra perigosa sobre o aparelho americano e em outra ocasião "exibiu suas armas."



Pequim respondeu que o caça se manteve a uma boa distância do avião americano, interceptado em águas internacionais cerca de 220 km a leste da ilha chinesa de Hainan.

Em abril de 2001, na mesma área, uma colisão entre um avião EP-3 da Marinha americana e um caça chinês, custou a vida do piloto chinês e fez com que o avião americano realizasse um pouso de emergência na ilha de Hainan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação