Mundo

Vinte mineiros soterrados na Nicarágua estão vivos; três desaparecidos

Presidente Daniel Ortega acompanha os trabalhos dos socorristas, auxiliados por cães adestrados em busca e salvamento

Agência France-Presse
postado em 29/08/2014 20:00
Managua - Ao menos 20 homens soterrados em uma mina de ouro ilegal do nordeste da Nicarágua estão vivos, informou nesta sexta-feira (29/8) uma porta-voz da presidência, acrescentando que três trabalhadores "desapareceram" e outros dois conseguiram escapar.

"Apuramos que há 20 companheiros com vida" em um fosso onde ficaram presos na quinta-feira em uma mina ilegal conhecida como El Comal, declarou a porta-voz da presidência Rosario Murillo.

[SAIBAMAIS]Na manhã desta sexta, "um dos mineiros conseguiu se comunicar para pedir água, e isto é uma boa notícia", disse Murillo.

O presidente Daniel Ortega pediu ajuda aos governos de México, Venezuela e Chile para resgatar o grupo, devido à experiência que têm estes países neste tipo de acidente, revelou a porta-voz.



A mina Cerro El Comal está situada em uma zona remota e de difícil acesso, no município de Bonanza, na Região Autônoma do Atlântico Norte (RAAN).

"Conseguimos nos comunicar com eles e dizem que os 20 estão juntos; que todos estão bem, mas não sabem o paradeiro de três companheiros", disse à AFP o mineiro Omar Medina, que participa dos trabalhos de resgate.

"Escutamos o eco de seus gritos e respondemos (...). Dizem que não conseguem sair de onde estão porque há muito sedimento e material solto", acrescentou Medina.

A delegada da Frente Sandinista de Libertação Nacional na região, Milagros Solórzano, declarou ao Canal 4 que as brigadas de resgate já encontraram um caminho alternativo para resgatar os mineiros, o que pode ocorrer ainda nesta sexta-feira.

O presidente Daniel Ortega acompanha os trabalhos dos socorristas, auxiliados por cães adestrados em busca e salvamento, informou Murillo.

Ortega suspendeu sua participação na inauguração de uma obra no rio San Juan, no sul do país, porque "está concentrado no resgate", revelou Murillo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação