Mundo

Sociais-democratas europeus apoiam italiana como chefe da diplomacia da UE

A UE também se prepara para nomear o sucessor do presidente do Conselho Europeu, o belga Herman Van Rompuy.

Agência France-Presse
postado em 30/08/2014 10:12
Paris - Os líderes sociais-democratas de países europeus, reunidos neste sábado (30/8) em Paris antes de uma cúpula em Bruxelas apoiam a candidatura da italiana Federica Mogherini ao cargo de chefe da diplomacia da UE, anunciou o vice-chanceler alemão Sigmar Gabriel.

Mogherini, atual ministra italiana das Relações Exteriores, cuja nomeação está praticamente assegurada, segundo várias fontes europeias, substituiria em novembro a britânica Catherine Ashton.

A UE também se prepara para nomear o sucessor do presidente do Conselho Europeu, o belga Herman Van Rompuy.

Os líderes sociais-democratas querem que o novo presidente seja "nomeado por consenso, sem considerações partidaristas", indicou Gabriel, sem citar nomes.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, é o favorito para o cargo, mas o nome de sua colega dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, parece estar novamente sobre a mesa.

Oito chefes de governo participaram da reunião no Eliseu, entre eles o anfitrião François Hollande e o italiano Matteo Renzi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação