Mundo

Alto diplomata da Coreia do Norte visita países europeus

A viagem ocorre num momento em que Pyongyang dá sinais crescentes de uma inserção mais ativa nas relações exteriores

Agência France-Presse
postado em 06/09/2014 12:33
Tóquio - Um alto diplomata norte-coreano deixou seu país neste sábado para uma série de visitas a países da Europa, informou a agência japonesa Kyodo. A viagem ocorre num momento em que Pyongyang dá sinais crescentes de uma inserção mais ativa nas relações exteriores.

[SAIBAMAIS]Kang Sok-Ju, secretário do comitê central do Partido dos Trabalhadores, no poder, visitará Bélgica, Suíça e outros países europeus, afirmou Kyodo, citando fontes diplomáticas da capital norte-coreana.

Kang, de 75 anos e que ocupou o cargo de vice-primeiro-ministro entre 2010 e 2014, também pode se encontrar com autoridades chinesas em Pequim em seu trajeto de ida e de volta da Europa, informou Kyodo. Acredita-se que Kang tenha um papel central ns relações de Pyongyang com o resto do mundo desde os anos 90.

Leia mais notícias em Mundo


A Coreia do Norte parece ter lançado uma ofensiva diplomática, pois também está previsto que seu ministro das Relações Exteriores, Ri Su-Yong, participe na Assembleia Geral da ONU em Nova York neste mês de setembro, segundo as mesmas fontes.

Se confirmada, esta será a primeira vez em 15 anos que um chanceler norte-coreano visita os Estados Unidos. Essa viagem para a Europa é a primeira ida ao exterior de Kang, nomeado secretário-geral de assuntos internacionais do partido em abril passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação