Mundo

Canadá tem 69 soldados das forças especiais mobilizados no Iraque

Primeiro-ministro Stephen Harper havia anunciado em 5 de setembro o deslocamento de "dezenas" de militares para o Iraque com o objetivo de "fornecer assessoria e assistência" ao Exército iraquiano

Agência France-Presse
postado em 16/09/2014 19:24
Ottawa - Sessenta e nove soldados das forças especiais canadenses estão mobilizados no norte do Iraque para ajudar as tropas de Bagdá a combater os jihadistas da organização Estado Islâmico (EI), afirmou nesta terça-feira (16/9) o primeiro-ministro Stephen Harper.

Harper havia anunciado em 5 de setembro o deslocamento de "dezenas" de militares para o Iraque com o objetivo de "fornecer assessoria e assistência" ao Exército iraquiano.

A oposição exigiu que Harper fosse mais preciso, e o premiê declarou nesta terça à Câmara dos Comuns que "o número (de homens das forças especiais em campo) é atualmente de 69".



A missão está prevista originalmente por "um período inicial" de um mês, mas poderá ser prolongada. Os canadenses prestarão, junto com os americanos, "assessoria estratégica e tática às forças iraquianas para que estas realizem operações táticas contra o EI", explicou Harper.

Além do envio de tropas especiais, Ottawa também forneceu equipamento militar aos combatentes curdos do norte do Iraque e às forças iraquianas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação