Mundo

Jihadistas do Estado Islâmico avançam para terceira cidade curda da Síria

Grupo terrorista tenta instaurar sua autoridade do noroeste da Síria ao leste do Iraque

Agência France-Presse
postado em 18/09/2014 09:03
Beirute - Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) se apoderaram de 16 povoados dos arredores de Ain al-Arab, no norte da Síria, e ameaçam a terceira cidade curda do país, informou uma ONG síria.

[SAIBAMAIS]Se o EI conseguir tomar Koban (nome curdo de Ain al-Arab), este grupo extremista ameaçaria as regiões curdas do nordeste sírio. "Nas últimas 24 horas, os combatentes do EI lançaram uma grande ofensiva que lhes permitiu se apoderar de ao menos 16 aldeias a leste e oeste de Koban", disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). "O EI utiliza armas pesadas, artilharia e tanques", declarou.

Situada na fronteira com a Turquia, Koban é a terceira cidade curda da Síria depois de Qamishli (nordeste) e Afrin (província de Aleppo). Os jihadistas do EI tentam instaurar sua autoridade do noroeste da Síria ao leste do Iraque, e a tomada de Ain al-Arab lhes daria uma continuidade territorial em grande parte da fronteira entre Síria e Turquia.



Para os curdos trata-se de uma batalha importante para evitar que o EI avance mais rápido em direção a outras regiões curdas da Síria, como Hasaka (nordeste).

Desde o surgimento do EI na Síria, em 2013, os combates fazem estragos entre curdos e jihadistas. Os primeiros defendem as zonas nas quais haviam instaurado uma espécie de autonomia desde o início da guerra na Síria, em 2011. Durante a ofensiva relâmpago deste grupo no Iraque, o EI se apoderou de territórios reivindicados pelos curdos, mas os combatentes curdos lançaram uma contra-ofensiva apoiada por ataques aéreos americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação