Mundo

'Union Jack' poderá ser substituída se a Escócia optar pela independência

Criada há mais de 200 anos, a Union Jack combina as cores dos santos padroeiros da Inglaterra, Irlanda e Escócia

Agência France-Presse
postado em 18/09/2014 11:54

A Union Jack é mais que uma bandeira, é um ícone, que aparece em todos os locais imagináveis

Edimburgo
- Se a Escócia optar pela independência, o Reino Unido não mudará apenas de aspecto de maneira irremediável, mas talvez também de bandeira, a Union Jack, uma das mais famosas do mundo.

Criada há mais de 200 anos, a Union Jack combina as cores dos santos padroeiros da Inglaterra, Irlanda e Escócia. Em caso de independência escocesa, a cruz branca diagonal sobre fundo azul poderá desaparecer do símbolo.

As autoridades teriam que escolher uma nova combinação e, talvez, optar pela entrada do verde e vermelho da bandeira de País de Gales, que brilha pela ausência na Union Jack.

Segundo uma pesquisa do Flag Institute (FI), a associação britânica de vexilologia (estudo de bandeiras), 65% dos entrevistados consideram que a bandeira deveria mudar.

Mas a questão mais difícil é descobrir o motivo da mudança, alerta Graham Bartram, um dos diretores do FI, porque as opiniões são muito divergentes.

"Não temos nenhum plano a respeito", afirmou um porta-voz de Downing Street, que se recusou a citar uma alternativa.

O Flag Institute, que recebeu todo tipo de propostas, algumas excêntricas, acredita que o governo não tentará impor nada e deixará a decisão para o povo, por meio do voto.

Design único

Mas para Bartram, também existem dúvidas sobre o motivo da mudança. "É a bandeira mais reconhecida no mundo. Por que abandoná-la?" questiona o especialista.

A Union Jack é mais que uma bandeira, é um ícone, que aparece em todos os locais imagináveis, de cartões postais a xícaras de chá, passando por peças de roupa.

"O design é realmente único, associado à Marinha britânica, que levou a bandeira a todos os lugares", afirma Bartram.



A Union Jack de fato foi batizada em recordação às pequenas bandeiras na proa dos navios. Jack significa pequeno, explica ainda.

Para os especialistas constitucionais, segundo o jornal The Guardian, se a Escócia se tornar independente, mas continuar com a rainha Elizabeth II como chefe de Estado, como prometeram os nacionalistas, não será necessário mudar uma bandeira que representa uma união de coroas, não de nações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação