Mundo

Resultado de referendo sobre destino da Escócia será divulgado na sexta

Segundo as últimas estimativas cerca de 80% dos 4.285.323 eleitores foram às urnas de Glasgow a Edimburgo para votar

Agência France-Presse
postado em 18/09/2014 18:24
Edimburgo - Os centros de votação fecharam na noite desta quinta-feira (18/9) às 22h (18h de Brasília) no referendo sobre a independência da Escócia, uma consulta histórica cujo resultado será revelado na sexta-feira (19/9) pela manhã e que poderá levar a uma divisão do Reino Unido.

Autoridades eleitorais fazem contagem de votos do referendo, em Edimburgo
Segundo as últimas estimativas cerca de 80% dos 4.285.323 eleitores com idades acima de 16 anos convocados foram às urnas de Glasgow a Edimburgo para responder à questão: "A Escócia deve se tornar um país independente?". Com isso, decidirão se acabam ou não com uma aliança que começou em 1707.



[SAIBAMAIS]"Foi um dia muito pesado", declarou à AFP Peter Macvean, responsável pela organização em um dos centros de votação de Edimburgo. "As pessoas estavam muito empolgadas", acrescentou. Uma hora antes do fechamento, eleitores continuavam a chegar.

Os 2.600 centros de votação, distribuídos em um território que representa um terço da superfície do Reino Unido, entraram imediatamente no processo de apuração. As últimas pesquisas indicam uma vitória apertada do "não", diante do avanço do "sim" no fim da campanha, mas com uma vantagem dentro da margem de erro de 3%. Para aumentar ainda mais o suspense, o último registro de indecisos ia de 4 a 14%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação