Mundo

Governo chinês começa a retirar as tropas da fronteira com a Índia

Uma fonte da forças paramilitares indianas confirmou que a situação estava se acalmando no setor de Chumar, mas que ainda havia soldados em outra zona de Ladakh

Agência France-Presse
postado em 19/09/2014 12:07
As tropas chinesas começaram a se retirar de uma zona fronteiriça com a Índia reivindicada pelos dois países, coincidindo com o final nesta sexta-feira (19/9) da visita do presidente chinês Xi Jinping ao país.

A suposta incursão de centenas de soldados chineses em um território de Ladakh (norte da Índia) teve repercussão durante a visita de Xi à Índia, destinada a estreitar os vínculos entre as duas potências asiáticas depois da chegada de Narendra Modi ao poder em Nova Délhi.

Os meios de comunicação indianos anunciaram na quarta-feira, dia da chegada de Xi, que 1.000 soldados chineses haviam entrado no território.

Segundo os analistas, a incursão é uma coincidência e tinha como objetivo transmitir uma mensagem ao primeiro-ministro indiano, que, em sua campanha eleitoral, insistiu contra o expansionismo chinês. "As tropas chinesas começaram a se retirar", declarou nesta sexta um parlamentar de Ladakh que pediu anonimato.


Uma fonte da forças paramilitares indianas confirmou que a situação estava se acalmando no setor de Chumar, mas que ainda havia soldados em outra zona de Ladakh.

Índia e China divergem sobre o traçado de suas fronteiras em duas regiões: um território em Ladakh e o estado de Arunachal Pradesh, reivindicado pela China e pelo qual travaram uma guerra em 1962.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação