Mundo

Homem-bomba em bicicleta elétrica causa atentado no Líbano e deixa vítimas

'O terrorista agiu nos arredores da localidade de Khraybe', na região do Bekaa, fronteira com a Síria

Agência France-Presse
postado em 20/09/2014 17:04
Baalbeck - Um homem-bomba que circulava de motocicleta agiu na noite deste sábado (20/9) perto de um posto de controle do Hezbollah no leste do Líbano, deixando mortos, entre eles membros deste partido xiita, informou à AFP uma autoridade dos serviços de segurança.

"O terrorista agiu nos arredores da localidade de Khraybe", na região do Bekaa, fronteira com a Síria, detalhou a fonte. "Os combatentes do Hezbollah que estavam no posto morreram."

A Agência Nacional de Informação (ANI) libanesa deu conta de três mortos, mas não informou se os mesmos eram combatentes.

Também ficaram feridas pessoas que estavam perto do posto, segundo a fonte da segurança.



O ataque acontece em um ambiente de tensão no Líbano devido à guerra na vizinha Síria, que aumentou neste sábado, quando a Frente al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda, reivindicou a execução de um soldado libanês, informação confirmada pelo governo de Beirute.

A Frente afirmou que o Exército libanês "se tornou uma marionete nas mãos do Hezbollah", inimigo dos jihadistas e dos rebeldes sírios devido a seu apoio militar ao regime de Damasco.

Os jihadistas, sunitas, pedem a retirada dos combatentes do Hezbollah da Síria, bem como uma troca de prisioneiros islamitas detidos no Líbano, o que Beirute nega.

O conflito na Síria desestabilizou o Líbano, que abriga mais de 1 milhão de refugiados e está dividido entre partidários e detratores do regime sírio.

Os redutos do Hezbollah e os postos de controle do Exército no Líbano foram alvos de vários atentados desde 2013. Os grupos que reivindicaram a autoria dos ataques afirmaram atuar em represália pela intervenção militar do Hezbollah na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação