Mundo

Multidão ocupa ruas de Nova York em marcha contra mudanças climáticas

Diversas celebridades participaram do movimento, como o ator Leonardo di Caprio, que é mensageiro da paz da ONU

Nahima Maciel
postado em 21/09/2014 16:11


A grande marcha contra as mudanças climáticas reuniu milhares de pessoas em Nova York na tarde deste domingo (21/09). Na multidão estavam várias celebridades do mundo das artes e da política. Além do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), também participaram os ministros franceses Laurent Fabius e Segol;ne Royal, os atores Leonardo di Caprio e Mark Ruffalo, a antropóloga Jane Goodall e o ex-vice presidente Al Gore também participaram da marcha.

Caprio é mensageiro da paz da ONU e Ruffalo, um ativista que tem se manifestado com frequência sobre questões ambientais. Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, Ruffalo disse que a marcha é um grande apelo aos líderes mundiais para que se engajem no desejo das populações de todo o mundo de que as mudanças climáticas sejam um tema prioritário.

[SAIBAMAIS]Para a arquiteta brasileira Debora Barros, que mora em Nova York, participar da marcha está sendo uma experiência inesquecível. ;Ver tantos grupos, organizações, escolas, clubes, gente de todas as idades numa confraternização pacifica, com apelos variados e claros por uma meta comum é emocionante;, diz Débora. ;Todo mundo tem um sorriso no rosto porque sente que o ato é eticamente correto. Por uma causa coletiva.;



A marcha tenta entrar para a história, com um número recorde de participantes, às vésperas de uma cúpula da ONU sobre o tema. As 1.572 organizações de todo tipo que convocaram a passeata em Nova York esperam mais de 100 mil pessoas. No total, 2.700 eventos estão previstos em 162 países, entre eles mobilizações simultâneas organizadas em Londres, Paris, Berlim, Rio de Janeiro, Melbourne, Istambul e Bogotá.

O protesto ocorre dois dias antes da cúpula do clima em Nova York convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, que terá a participação de mais de 120 chefes de Estado.

Com informações da France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação