Mundo

Barack Obama recebe Netanyahu na Casa Branca em 1° de outubro

Este é um momento em que um acordo sobre o programa nuclear iraniano se encontra em uma etapa decisiva

Agência France-Presse
postado em 22/09/2014 20:22
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no próximo dia 1; de outubro, na Casa Branca, no momento em que um acordo sobre o programa nuclear iraniano se encontra em uma etapa decisiva.

[SAIBAMAIS]A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Caitlin Hayden, anunciou nesta segunda-feira que a reunião abordará a questão iraniana, sobre a qual Estados Unidos e Israel discordam sensivelmente.

Netanyahu comentou no domingo a proposta de acordo entre Irã e o Grupo 5%2b1 (EUA, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e advertiu que os países ocidentais não devem aliviar as sanções contra Teerã com o propósito de obter seu apoio na campanha contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque. O primeiro-ministro israelense advertiu que o Irã "luta pela liderança do mundo islâmico, que quer impor ao mundo inteiro".

Leia mais notícias em Mundo

Israel rejeita intensamente o acordo provisório sobre o programa nuclear iraniano firmado entre as potências ocidentais e Teerã em novembro passado, que pretende ser o primeiro passo para um acordo definitivo. O Irã afirma que seu programa tem objetivos exclusivamente civis. Vários altos funcionários americanos culpam o governo de Netanyahu pelo colapso dos planos de paz entre israelenses e palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação