Mundo

FBI segue pistas de combatentes do EI que regressaram aos Estados Unidos

A revelação ocorre antes do presidente Barack Obama viajar a Nova York, na terça-feira, para presidir uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Agência France-Presse
postado em 22/09/2014 22:44
Washington - As autoridades americanas estão rastreando as pistas de alguns dos 100 americanos que supostamente combateram com o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Oriente Médio e posteriormente retornaram ao país, informou um alto funcionário nesta segunda-feira.

[SAIBAMAIS]Os combatentes americanos do EI sob a vigilância do FBI "incluem os que viajaram (ao Oriente Médio), os que tentaram ir, alguns que já regressaram e outros que estão ativos", declarou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

A revelação ocorre antes do presidente Barack Obama viajar a Nova York, na terça-feira, para presidir uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a ameaça dos combatentes ocidentais que lutam com os jihadistas e representam um risco para seus países de origem.

O secretário americano de Estado, John Kerry, disse em entrevista na TV que "há mais de 100 combatentes lá (no Iraque e na Síria) que partiram dos Estados Unidos".

Leia mais notícias em Mundo

"Eles têm passaportes. Podem voltar para cá (Estados Unidos)", advertiu Kerry em declaração ao canal MSNBC. Funcionários em Washington disseram que estão profundamente preocupados com a possibilidade de o EI realizar operações dentro do território americano ou de seus aliados ocidentais.

Na semana passada, a polícia da Austrália frustrou um plano de jihadistas para realizar execuções no território australiano. A hipótese de que o EI possa atacar o território americano foi utilizada por Obama como argumento fundamental para a formação de uma coalizão internacional contra o Exército Islâmico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação