Mundo

Grupo jihadista anuncia decapitação de refém francês na Argélia

Um vídeo começa com imagens de Hollande na coletiva de imprensa durante a qual anunciou a participação da França nos ataques contra o EI no Iraque

Agência France-Presse
postado em 24/09/2014 12:45
Vídeo mostra o francês Herve Gourdel, 55 anos, ajoelhado no chão com as mãos amarradas atrás das costas e cercado por homens mascarados

Argel -
O grupo ligado ao Estado Islâmico (EI) que sequestrou no domingo (21/9) um francês na Argélia divulgou nesta quarta-feira (24/9) um vídeo intitulado "Mensagem de sangue ao governo francês", mostrando a sua decapitação.

[SAIBAMAIS]Este grupo, Jund al-Khilafa, havia ameaçado na segunda-feira matar Hervé Gourdel, um guia de montanha de 55 anos, caso a França continuasse com seus ataques aéreos no Iraque, um ultimato rejeitado na terça-feira pelo presidente François Hollande.

O vídeo, postado em sites jihadistas, começa com imagens de Hollande na coletiva de imprensa durante a qual anunciou a participação da França nos ataques contra o EI no Iraque.

Em seguida, mostra o refém, de joelhos e com as mãos atadas atrás das costas, cercado por quatro homens armados e com os rostos cobertos.

Um dos homens lê uma mensagem em que denuncia a intervenção dos "cruzados criminosos franceses" contra os muçulmanos na Argélia, no Mali e no Iraque.



A Argélia mobilizou nos últimos dois dias cerca de 1.500 soldados na Cabília (nordeste) para tentar encontrar Herve Gourdel.

Este montanhista foi sequestrado em Tizi N;kouilal, numa encruzilhada no coração do parque nacional Djurdjuran, antigamente muito frequentado por turistas mas que se tornou santuário de grupos islâmicos armados a partir da década de 90.

A encenação de sua decapitação se assemelha ao assassinato dos dois jornalistas americanos sequestrados na Síria, James Foley e Steven Sotloff, e do ativista humanitário britânico David Haines por membros do EI nas últimas semanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação