Mundo

Irã rejeita limitação de programa de enriquecimento de urânio

O Irã, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China e Alemanha retomaram na semana passada em Nova York as negociações sobre a questão nuclear

Agência France-Presse
postado em 25/09/2014 10:39
Teerã - O presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que seu país é contra a imposição de limites ao seu programa de enriquecimento de urânio, como querem as principais potências ocidentais, informou nesta quinta-feira a página oficial do governo de Teerã. "Todos os países signatários do Tratado de Não Proliferação (TNP) têm os mesmos direitos. O TNP não diz em nenhuma parte qual deve ser o número de centrífugas", disse Rohani durante um encontro com membros de grupos de reflexão americanos em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU.

[SAIBAMAIS]Rohani respondeu, assim, à pergunta de por que Teerã não aceitará limitar suas centrífugas para o enriquecimento de urânio a cinco mil unidades, para alcançar um acordo com o grupo 5%2b1. O Irã e as potências do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China, além da Alemanha) retomaram na semana passada em Nova York as negociações sobre esta questão.



Teerã quer multiplicar por dez sua capacidade atual de enriquecimento de urânio, mas o Ocidente pede que reduza o número de centrífugas a 4.000, das 19 mil que possui (nove mil delas ativas). O acordo de Genebra concluído em novembro de 2013 entre o Irã e o grupo 5%2b1 "diz que o enriquecimento deve ser feito em função das necessidades do país. Estas necessidades são fixadas pelo governo e pelo parlamento", disse Rohani.

Teerã nega as acusações ocidentais de que busca fabricar uma bomba atômica. Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, disse em um encontro com seu colega grego que o Irã está "decidido a não vincular a questão nuclear a nenhuma outra questão", em referência à luta contra os jihadistas do Estado Islâmico, informou a agência oficial IRNA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação