Mundo

Radovan Karadzic afirma que o povo sérvio é julgado pelo TPII

O ex-líder político dos sérvios da Bósnia é acusado de ter organizado uma limpeza étnica de grandes territórios da Bósina depois do desmantelamento da Iugoslávia, em 1991

Agência France-Presse
postado em 01/10/2014 09:36
O ex-líder político dos sérvios da Bósnia é acusado de ter organizado uma limpeza étnica de grandes territórios da Bósina depois do desmantelamento da Iugoslávia, em 1991
Todo o povo sérvio é julgado pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII), afirmou nesta quarta-feira (1;/10) Radovan Karadzic, ao fim do processo contra ele por genocídio, no qual é acusado por algumas das piores atrocidades cometidas na Europa depois da Segunda Guerra Mundial.

"É o o povo sérvio que está acusado, todo o povo sérvio", afirmou o ex-líder político dos sérvios da Bósnia em suas alegações, nas quais acusou a promotoria de julgar apenas os sérvios pelos crimes cometidos durante a guerra da Bósnia (1992-1995). "A acusação ofende profundamente estas pessoas", completou.

Radovan Karadzic é acusado de ter organizado, ao lado do general Ratko Mladic e do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, uma limpeza étnica de grandes territórios da Bósina depois do desmantelamento da Iugoslávia, em 1991. De acordo com a acusação, o objetivo era expulsar dos territórios os muçulmanos, croatas e outros habitantes que não eram sérvios.



Radovan Karadzic deve responder, entre outras acusações, pelo massacre de quase 8.000 homens e crianças muçulmanas pelas forças sérvias da Bósnia em Srebrenica em julho de 1995, o pior massacre cometido na Europa depois da Segunda Guerra Mundial.

O TPII indiciou 161 pessoas pelos crimes cometidos nas guerras que aconteceram após a dissolução da Iugoslávia. Muitos deles são sérvios, mas alguns croatas, kosovares e inclusive muçulmanos da Bósnia também foram acusados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação