Mundo

Argentina envia corveta ao Brasil para intensificar busca de veleiro

Veleiro "Tunante II" pediu ajuda ao serviço de busca e salvamento da Marinha às 13h30 de 26 de agosto

Agência France-Presse
postado em 16/10/2014 13:11
Buenos Aires - A Argentina enviará uma corveta à Marinha brasileira para intensificar a busca dos quatro tripulantes de um veleiro argentino desaparecido no dia 26 de agosto e cujo bote salva-vidas foi encontrado em frente à costa de Rio Grande, informou nesta quinta-feira (16/10) o ministério da Defesa.

A corveta ARA Parker da Marinha Argentina se somará à busca do veleiro Tunante II, declarado em emergência em águas brasileiras em meio a uma tempestade.

A Marinha brasileira resgatou o bote salva-vidas semi-submerso e à deriva 200 milhas náuticas a leste da cidade de Tramandaí, no Rio Grande do Sul. "Dentro da embarcação foram encontrados documentos e objetos pessoais que pertencem a tripulantes do Tunante II", disse o ministério argentino.

Segundo as informações divulgadas, "estava em estado degradado, com sua superestrutura rasgada e sem sobreviventes ou corpos". De acordo com o ministério argentino, o Comando de Operações Navais do Brasil designou a Fragata Greenhalgh para a área de busca com um helicóptero UH-13 embarcado para apoio.

O veleiro "Tunante II" pediu ajuda ao serviço de busca e salvamento da Marinha às 13h30 de 26 de agosto. Neste contato estava a 130 milhas (200 km) de Rio Grande e em meio a uma tempestade.



Um navio norueguês o encontrou às 23h50 do mesmo dia, mas não conseguiu realizar o resgate devido às condições meteorológicas. A última vez em que foi avistado por este barco foi na madrugada de 27 de agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação