Mundo

Ministério da Saúde do Mali confirma primeiro exame positivo para ebola

Uma menina de dois anos foi diagnosticada com o vírus depois que chegou ao hospital na última quarta-feira

Agência France-Presse
postado em 23/10/2014 20:44
MALIBAMAKO - O ministério da Saúde do Mali anunciou nesta quinta-feira que o país registrou seu primeiro caso confirmado de Ebola, depois que uma menina de dois anos, que esteve recentemente na Guiné, teve resultado positivo em um exame para detectar o vírus.

"Mali tem, hoje, seu primeiro caso importado de vírus Ebola", informou o ministério em um comunicado. A menina foi diagnosticada depois que chegou ao hospital na cidade de Kayes (oeste) na quarta-feira, acrescentou.

A criança e aqueles com quem ela teve contato estão em isolamento.


O porta-voz do ministério da Saúde Markatche Daou disse à AFP que a menina "veio da Guiné acompanhada por sua avó".

O ministério "adotou todas as disposições necessárias para se evitar a propagação do vírus", e a população "deve ficar tranquila, calma e serena".

O governo aconselha a população a evitar deslocamentos desnecessários para as zonas atingidas pela epidemia, e pede a todos que observem as medidas de higiene e segurança.

Em abril, o Mali registrou alguns casos suspeitos, mas as análises excluíram a presença de Ebola.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Ebola já matou 4.877 pessoas - das 9.936 contaminadas - em sete países, principalmente na Guiné, foco da atual epidemia, iniciada em dezembro de 2013.

Além da Guiné, Libéria e Serra Leoa concentram a imensa maioria dos casos.

No final de agosto, Senegal registrou um caso de Ebola procedente da Guiné, que sobreviveu e não contaminou ninguém. A OMS declarou oficialmente o fim da epidemia no Senegal no dia 17 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação