Mundo

Segundo controlador aéreo russo é acusado por morte de presidente da Total

Acusação é que o controlador aéreo violou as regras de segurança no acidente com o jato que transportava o presidente da companhia de petróleo francesa Total, Christophe de Margerie

Agência France-Presse
postado em 30/10/2014 15:21
Moscou - Um segundo controlador aéreo russo foi acusado nesta quinta-feira (30/10) por violar as regras de segurança no acidente com o jato que transportava o presidente da companhia de petróleo francesa Total, Christophe de Margerie, anunciou o comitê de investigação.

"O controlador aéreo Alexander Krouglov é acusado de violar as regras de segurança que causaram a morte por imprudência de pelo menos duas pessoas. Ele foi indiciado hoje e está detido", anunciou o comitê em um comunicado.

Sua acusação é anunciada depois da detenção da também controladora Svetlana Krivsoune, responsável pela decolagem de avião. Krivsoune estava sob supervisão de Krouglov. Caso a culpa dos dois seja constatada, eles poderão ser condenados a cinco anos de prisão, segundo a lei russa.

O acidente aconteceu no dia 21 de outubro, quando o avião se preparava para decolar no aeroporto de Moscou. Além do presidente da companhia francesa, os dois pilotos e a aeromoça morreram.



[SAIBAMAIS]Também cumprem pena de prisão preventiva, embora sem acusação formal, o operador da máquina de retirada de neve que foi atingida pelo jato, Vladimir Martynenko, e o chefe dos serviços de limpeza das pistas, Vladimir Ledeniov. Martynenko estaria alcoolizado no momento do acidente, segundo os investigadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação