Mundo

Chefe das Forças Armadas de Burkina Faso assume como presidente

'Considerando a urgência de preservar a vida da nação, assumirei a partir de hoje minhas responsabilidades de chefe de Estado', declarou o general Traoré

Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 13:48
Ouagadougou - O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Burkina Faso, o general Honoré Traoré, anunciou em um comunicado que assumirá a partir desta sexta-feira (31/10) as "responsabilidades de chefe de Estado" depois da renúncia do presidente Blaise Compaoré.

"Conforme as disposições constitucionais, comprovando o vazio de poder, considerando a urgência de preservar a vida da nação (...), assumirei a partir de hoje minhas responsabilidades de chefe de Estado", declarou o general de divisão Traoré. O militar também disse "tomar nota da demissão do presidente Compaoré".

Mais cedo, Blaise Compaoré anunciou que deixava o poder, após 27 anos à frente do país, em um comunicado lido numa televisão local. "Com o objetivo de preservar as vitórias democráticas, bem como a paz social (...), eu declaro o vácuo de poder para permitir a realização de eleições livres e transparentes em um período máximo de 90 dias", segundo o texto do comunicado, lido por uma jornalista no canal BF1.



Mais cedo, o líder da oposição em Burkina Faso, Zéphirin Diabré, apelou que o povo mantivesse a pressão para obter "a saída incondicional" do presidente, um dia após intensos distúrbios na capital. Em resposta aos apelos da oposição, milhares de manifestantes começaram a organizar um protesto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação