Mundo

Unesco está preocupada com a destruição do patrimônio no Iraque

Desde junho, o EI destruiu templos, igrejas e manuscritos em Mossul, Tikrit e outras localidades do Iraque

Agência France-Presse
postado em 02/11/2014 13:15
Bagda - A diretora-geral da Unesco, Irinia Bokova, condenou neste domingo em Bagdá a destruição "bárbara" do patrimônio cultural do Iraque, onde os jihadistas destruíram monumentos antigos nos territórios que passaram a controlar. "O Iraque possui milhares de templos, edifícios, sítios arqueológicos, objetos que são um tesouro para toda a humanidade", disse Bokova.

[SAIBAMAIS]"Não podemos aceitar que este tesouro, esta herança da civilização seja destruída da forma mais bárbara", completou. "Temos que agir, não há tempo a perder, porque os extremistas estão tentando de apagar a identidade, porque sabem que sem uma identidade não existe memória, não há história. Pensamos que isto é uma aberração, não é aceitável", insistiu Bokova.

Leia mais notícias em Mundo

O grupo Estado Islâmico, que iniciou uma ofensiva em junho na qual assumiu o controle de várias faixas do território iraquiano, destruiu templos, igrejas e manuscritos em Mossul, Tikrit e outras localidades do Iraque, por considerá-los idolátricos ou heréticos. Também fez escavações em sítios arqueológicos para vender objetos ao exterior, o que Bokova chamou de "limpeza cultural".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação