Mundo

Em missa, admiradores se despedem da duquesa de Alba na Espanha

Caixão foi coberto por uma bandeira espanhola e outra com o escudo da Casa de Alba, fundada no século XV

Agência France-Presse
postado em 21/11/2014 15:22
Cerimônia foi realizada na catedral da cidade, na presença de Elena de Borbón, irmã do rei Felipe VI, e de outras personalidades

Sevilha -
A duquesa de Alba, muito querida pelos espanhóis, recebeu nesta sexta-feira (21/11) um último carinho de seus admiradores que se aglomeraram pelas ruas de Sevilha para dizer adeus à aristocrata com mais títulos do mundo.

Uma missa foi realizada na catedral da cidade, na presença de Elena de Borbón, irmã do rei Felipe VI, e de outras personalidades.

O caixão foi coberto por uma bandeira espanhola e outra com o escudo da Casa de Alba, fundada no século XV. A espanhola María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva - conhecida por sua vida social e suas excentricidades -, morreu na quinta-feira aos 88 anos depois de ser hospitalizada por uma pneumonia.

A duquesa era uma das figuras mais queridas da imprensa espanhola, que que organizou uma grande cobertura em 2011, quando a aristocrata excêntrica casou-se pela terceira vez com um funcionário 25 anos mais jovem.

O casamento foi contestado pela maioria de seus seis filhos. Acostumada fazer sempre a sua vontade, para convencê-los, a duquesa decidiu distribuir entre eles sua fortuna fabulosa.

[SAIBAMAIS]Proprietária de vários palácios e de inúmeros terrenos, a duquesa tinha uma das maiores fortunas da Espanha, calculada entre 600 milhões e 3,5 bilhões de euros.

Seu filho mais velho, Carlos Martínez de Irujo, duque de Huesca, vai se tornar o próximo chefe da Casa de Alba, fundada no século XV e uma das famílias mais ilustres da Espanha. Mas os títulos da duquesa, mais de 40, deverão ser distribuídos entre seus herdeiros.



Nascida em 28 de março de 1926, em Madri, em uma das famílias mais ilustres da Espanha, a duquesa de Alba recebeu educação em Londres e em Paris, era apaixonada por música pop e por touradas e pouco se importava com a opinião alheia.

Resultado de uma combinação complexa de casamentos entre os seus antepassados em toda a Europa ao longo das décadas, Cayetana, como era conhecida carinhosamente, guardava cinco títulos de duquesa, um de condessa-duquesa, 18 de marquesa, 18 de condessa e mais um de viscondessa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação