Mundo

Duas pessoas armadas são detidas no subúrbio americano de Ferguson

Um porta-voz do FBI informou à rede de televisão CBS que duas pistolas, que estavam carregadas, foram encontradas durante operações de controle e busca de explosivos

Agência France-Presse
postado em 22/11/2014 12:04
Ferguson - O FBI deteve duas pessoas com armas de fogo no subúrbio de Ferguson (Missouri, Estados Unidos), onde é aguardada a decisão de um júri sobre a morte de um adolescente negro pelas mãos de um policial ocorrida em agosto.

Um porta-voz do FBI informou à rede de televisão CBS que duas pistolas, que estavam carregadas, foram encontradas durante operações de controle e busca de explosivos.

Leia mais notícias em Mundo


Os dois homens que as portavam, provenientes de Ferguson, foram detidos e serão processados, segundo a mesma fonte.

O grande júri de St. Louis, subúrbio de Ferguson (Missouri, centro), está revisando o caso deste incidente de forte carga racial, no qual o oficial Darren Wilson disparou em agosto passado contra Michael Brown, um adolescente de 18 anos desarmado.

Sua morte provocou semanas de violência na região, razão pela qual o governador do Missouri declarou nesta semana estado de emergência e mobilizou a Guarda Nacional.

O presidente Barack Obama convocou a população de Ferguson a se manifestar de forma pacífica.

"Este é um país que permite que todos expressem seu ponto de vista, permite se reunir pacificamente para ações de protesto, mas usar qualquer evento como desculpa para a violência é contrário à lei e contrário a quem somos", disse Obama em uma entrevista à ABC na sexta-feira.

Os comentários de Obama foram feitos depois que o pai de Brown e o procurador-geral, Eric Holder, também apresentaram declarações similares.

"Obrigado por erguerem suas vozes para acabar com a discriminação racial e a intimidação policial, mas ferir outros ou destruir propriedades não é a resposta", declarou o pai da vítima, Michael Brown.

Nos Estados Unidos, o grande júri se reúne para revisar alguns casos antes de decidir se apresentará acusações.

As autoridades declararam anteriormente que esperam que a decisão seja divulgada entre meados e o fim de novembro.

No entanto, procuradores do condado de St. Louis indicaram que o anúncio pode ser iminente.

Já Holder divulgou um vídeo no qual convoca as autoridades a mostrar moderação se as pessoas forem às ruas.

É preciso "preservar a paz e manter a confiança pública em todo momento, particularmente num momento de alta tensão", disse Holder em uma mensagem.

Brown, um estudante do ensino médio, morreu depois de ser baleado seis vezes por Wilson. Seu corpo permaneceu no chão da rua durante horas.

Manifestantes se queixaram de que a polícia utilizou a força durante protestos pacíficos e criticou fortemente o uso pela polícia local de equipamento militar para reprimir as manifestações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação