Mundo

Tapete tibetano é comprado por US$ 348 milhões em leilão em Hong Kong

A peça foi comprado por um ex-taxista que se converteu em especialista em finanças e atualmente é um dos homens mais ricos da China

Agência France-Presse
postado em 27/11/2014 09:17
Hong Kong - Um tapete de seda bordado tibetano do século XV foi comprado por um magnata de Xangai por 348 milhões de dólares de Hong Kong (45 milhões de dólares) em um leilão em Hong Kong, um recorde mundial para uma obra de arte chinesa, anunciou a Christie;s.

Esta obra nas cores vermelho e dourado, chamada de "thangka" em tibetano, mede 3,35 metros por 2,1 metros. Data da dinastia Ming e foi produzida entre 1402 e 1424, acrescentou a famosa casa de leilões.

O tapete foi comprado por Liu Yigian, um ex-taxista de 50 anos que se converteu em especialista em finanças e atualmente é um dos homens mais ricos da China. Sua fortuna é estimada em 1,3 bilhão de euros (US$ 1,6 bilhão).



"Estou orgulhoso de trazer de volta à China esta histórica e significativa thangka do século XV, que será preservada no museu Long", disse Liu, segundo um comunicado da Christie;s divulgado nesta quinta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação