Mundo

Hollande busca pacto climático 'histórico' em conferência de 2015

Um relatório recente alertou que o tempo para conter os fenômenos climáticos está se esgotando, enquanto níveis correntes de gases do efeito estufa poderão ter como consequência um aumento de 4ºC no planeta até 2100

Agência France-Presse
postado em 27/11/2014 19:42
François Hollande, presidente da França, insistiu nesta quinta-feira (27/11) que nações de todo o mundo façam história em Paris no próximo ano, assinando um pacto climático global que será deixado como um legado de seu governo.

A capital francesa irá sediar a conferência das Nações Unidas em dezembro de 2015, que visa selar, pela primeira vez, um acordo universal de cortes na emissão de gases causadores do efeito estufa em uma tentativa de limitar o aquecimento global a 2;C.

Um relatório recente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) alertou que o tempo está se esgotando para conter o fenômeno, enquanto níveis correntes de gases do efeito estufa poderão ter como consequência um aumento de 4;C no planeta até 2100.

Isto significaria um agravamento de secas, inundações, elevação dos mares, extinção de espécies e disputas entre seres humanos por comida e recursos preciosos. "Temos o dever de obter sucesso", disse Hollande, referindo-se à reunião do próximo ano, que será precedida por negociações sobre o clima no mês que vem, em Lima.

O presidente ainda afirmou que seu governo iria propor a realização de referendos locais para decidir sobre projetos semelhantes no futuro. "Tudo deve ser feito para que, a longo prazo, todos os pontos de vista sejam considerados e todas as alternativas estejam presentes", reforçou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação