Mundo

Putin reconhece que não pode construir gasoduto de South Stream

Na mesma coletiva, chefe de Estado russo anunciou que a gigante de gás russa Gazprom decidiu "aumentar em 3 bilhões de metros cúbicos" o fornecimento de gás russo à Turquia

Agência France-Presse
postado em 01/12/2014 16:32
Ancara - O presidente russo Vladimir Putin admitiu nesta segunda-feira (1/12) em Ancara que não pode, "neste momento", prosseguir com o projeto russo-italiano de construção do gasoduto South Stream, ao qual a União Europeia (UE) se opõe.

"Como não obtivemos a permissão da Bulgária, acredito que na situação atual a Rússia não pode prosseguir com este projeto", declarou Putin à imprensa após um encontro com o presidente conservador turco Recep Tayyip Erdogan.

Na mesma coletiva, o chefe de Estado russo anunciou que a gigante de gás russa Gazprom decidiu "aumentar em 3 bilhões de metros cúbicos" o fornecimento de gás russo à Turquia. "Nós iremos propor uma redução de 6% do preço do gás natural a partir de 1; de janeiro" de 2015 para a Turquia, acrescentou.

Conduzido pela Gazprom, o projeto de South Stream, avaliado em 16 bilhões de euros, é destinado a garantir o fornecimento de gás à Europa contornando a Ucrânia. O projeto foi bloqueado pela Europa como parte das sanções contra Moscou por seu conflito com Kiev.



O projeto South Stream, oficialmente lançado em dezembro de 2012, deve ligar a Rússia à Bulgária, para se dirigir para a Europa ocidental via Sérvia, Hungria e Eslovênia. Deverá ter uma capacidade de 63 bilhões de m3 por ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação