Mundo

Ministro japonês Taro Aso é criticado por declarações sobre as mulheres

No Japão, a decisão de ter ou não filhos é um tema delicado de abordar e a maneira extremamente direta de Aso provocou muitas críticas

Agência France-Presse
postado em 08/12/2014 09:57
Tóquio - O ministro das Finanças do Japão foi muito criticado pela imprensa depois de afirmar, no fim de semana, que as pessoas mais velhas não são culpadas pelo desequilíbrio demográfico, e sim as mulheres que não desejam ter filhos.

"Muitas pessoas estão criando a imagem de que (o aumento do número de) pessoas mais velhas é algo ruim, mas o que é problemático é não ter filhos", afirmou Taro Aso durante um discurso da campanha para as eleições legislativas do próximo domingo.

No Japão, a decisão de ter ou não filhos é um tema delicado de abordar e a maneira extremamente direta de Aso provocou muitas críticas.

O modo escolhido pelo ministro para falar sobre a questão chocou a imprensa japonesa, já que ele parece ter se dirigido às mulheres sem filhos, atribuindo a responsabilidade pela baixa taxa de natalidade, e não ao sistema que não estimula de maneira suficiente a paternidade, uma consequência de políticas inapropriadas.



O índice de natalidade do Japão é de 1,4 criança para cada mulher, mas o país precisaria de 2,1 para assegurar a renovação de geração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação