Mundo

Negociações climáticas da da COP20 se aceleram em Lima

Durante a tarde, o presidente da COP20, o peruano Manuel Pulgar Vidal, fez um apelo à aceleração das negociações e por um consenso sobre o texto final

Agência France-Presse
postado em 12/12/2014 21:34
Lima - As negociações da conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP20) entraram nesta sexta-feira em uma corrida contra o tempo, com os países ricos e pobres tentando aparar diferenças em torno dos compromissos que assumirão para deter o aquecimento global.

As discussões entre as 195 delegações devem ser concluídas nesta sexta-feira, com o rascunho de um novo pacto global que definirá as medidas para se reduzir as emissões de carbono e avançar em direção a um modelo de produção com menos impacto sobre o meio ambiente.



"Tenho uma sensação de otimismo e vejo que é o momento para a ação", disse nesta sexta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, após se reunir no Palácio do Governo com o presidente peruano, Ollanta Humala.

"Os negociadores já estão convergindo para um rascunho na COP20 visando a reunião COP21 em Paris, em 2015", revelou Ban.

Durante a tarde, o presidente da COP20, o peruano Manuel Pulgar Vidal, fez um apelo à aceleração das negociações e por um consenso sobre o texto final ainda nesta sexta-feira.

"Estamos quase lá. Devemos apenas fazer um esforço final. Necessitamos tomar uma decisão política", disse Pulgar ao realizar uma avaliação das discussões.

"Iniciamos um processo importante para concluir com sucesso este dia".

As organizações ambientais advertiram que se os compromissos dos países em Lima forem modestos, isto será catastrófico para o acordo final previsto para o próximo ano, em Paris.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação