Mundo

Coreia do Norte cancela ida à reunião do Conselho de Segurança

De acordo com os procedimentos da ONU, a Coreia do Norte pode enviar um representante à reunião do Conselho

Agência France-Presse
postado em 19/12/2014 21:01
Nova York - A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que não assistirá à reunião do Conselho de Segurança da ONU na próxima segunda-feira, na qual os 15 membros desse organismo vão discutir a situação de direitos humanos no país de Kim Jong-Un.

Na segunda, 22 de dezembro, os 15 membros do Conselho de Segurança terão sua primeira reunião dedicada especificamente à situação dos direitos humanos na Coreia do Norte, apesar das objeções da China - principal aliado de Pyongyang - e da Rússia.

Leia mais notícias em Mundo

"Não podemos reconhecer a reunião do Conselho de Segurança. Seu mandato não é direitos humanos", alegou o conselheiro político da missão norte-coreana na ONU, Kim Song. "Não participaremos", disse.

De acordo com os procedimentos da ONU, a Coreia do Norte pode enviar um representante à reunião do Conselho. Os diplomatas da ONU haviam dito que esperavam uma discussão cara a cara com o enviado de Pyongyang.

A reunião da semana que vem será realizada alguns dias depois de a ONU ter adotado uma resolução, na quinta-feira, na qual se pede ao Conselho de Segurança que se envie o caso da Coreia do Norte ao Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade.

Dez dos 15 membros do Conselho de Segurança haviam exigido essa reunião, enquanto Rússia e China se opuseram.

Agora, cabe ao Conselho de Segurança da ONU, do qual a China é membro, decidir sobre o envio da questão ao TPI, instituição competente em matéria de crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A expectativa é de que a proposta receba um veto chinês.

A resolução adotada na quinta-feira pela Assembleia Geral da ONU também pede ao Conselho de Segurança que estude sanções contra os dirigentes norte-coreanos.

A China é, atualmente, o principal aliado da Coreia do Norte, assim como o principal apoio da economia norte-coreana, devastada desde o fim da então União Soviética, em 1991.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação