Mundo

OEA discute resolução sobre aproximação de Estados Unidos e Cuba

Nicarágua, Venezuela e Bolívia pedem que os dois países 'se encaminhem para pôr fim ao bloqueio comercial, econômico e financeiro' dos EUA sobre a ilha

Agência France-Presse
postado em 22/12/2014 18:52
Washington- A Organização dos Estados Americanos (OEA) discute nesta segunda-feira (22/12) um projeto de resolução sobre o anúncio de normalização das relações bilaterais entre Estados Unidos e Cuba, com atenção especial à questão do embargo econômico.

[SAIBAMAIS]O Conselho Permanente da entidade iniciou hoje uma sessão extraordinária para analisar um documento, cuja versão inicial havia circulado entre as delegações na última sexta-feira. Vários representantes pediram, porém, mais tempo para consultar as respectivas Chancelarias.

De acordo com informações obtidas pela AFP, as delegações de Nicarágua, Venezuela e Bolívia promovem a inclusão de um parágrafo no projeto, no qual pedem que os dois países "se encaminhem também para pôr fim ao bloqueio comercial, econômico e financeiro" dos Estados Unidos sobre a ilha.

Na semana passada, a OEA já havia manifestado sua satisfação diante da perspectiva de normalização das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, um gesto que o secretário-geral da entidade, o chileno José Miguel Insulza, classificou como "histórico".

Insulza também pediu ao Congresso dos Estados Unidos que adote "as medidas legislativas necessárias para suspender o embargo contra Cuba", estabelecido em 1962.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, surpreenderam o mundo na última quarta-feira, 17 de dezembro. Nesse dia, os dois anunciaram, simultaneamente, em Washington e em Havana, a decisão de deixar para trás meio século de confrontos e caminhar rumo à normalização das relações diplomáticas.



A subsecretária de Estado americana para a América Latina, Roberta Jacobson, vai chefiar uma delegação de seu país, que irá a Havana no final de janeiro para iniciar o diálogo sobre a retomada das relações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação