Mundo

Presidente sul-africano, polígamo, cogita casar com a quinta esposa

A declaração de Zuma foi recebida com sorrisos e aplausos pelo público, formado em sua maioria por idosos

Agência France-Presse
postado em 24/12/2014 09:44


Johannesburgo -
O presidente sul-africano Jacob Zuma, de 72 anos, um conhecido polígamo, deu a entender que pode voltar a casar e ter uma quinta esposa para que o acompanhe na velhice, informou o jornal The Star.

"Eu tenho esposas, mas ainda falta casar com a última", afirmou Zuma em um discurso pronunciado em idioma zulu ("Angakayakhi indlu yokugugela laba ngisabathathile nje").

A declaração de Zuma foi recebida com sorrisos e aplausos pelo público, formado em sua maioria por idosos. Antes da confidência, pronunciada com humor jocoso, Zuma insistiu na necessidade de amar e respeitar os idosos.

É tradicional que os homens polígamos se casem uma última vez, geralmente com a irmã mais nova de uma de suas esposas, para ter companhia durante a velhice, explicou Sihawu Ngubane, professor da Universidade de KwaZulu-Natal, citado pelo jornal The Star.



"A responsabilidade de cuidar do marido durante os últimos anos cabe, sobretudo, à última esposa, geralmente mais jovem que as outras", disse Ngubane. Jacob Zuma, que tem 20 filhos, se casou seis vezes. Ele tem atualmente quatro esposas, todas sustentadas pelo Estado, o que gera muitas críticas e levou alguns contribuintes a propor uma quantia fixa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação