Mundo

Rei espanhol pede fim da corrupção, em sua mensagem de Natal

"Devemos cortar a corrupção pela raiz e sem contemplações", afirmou o monarca

Agência France-Presse
postado em 25/12/2014 00:03
O rei Felipe VI da Espanha pediu, nesta quarta-feira, que "se corte a corrupção pela raiz e sem contemplações", em sua mensagem de Natal, apenas dois dias depois de um juiz decidir processar sua irmã, a infanta Cristina, por fraude fiscal. "A luta contra a corrupção é um objetivo irrenunciável" para regenerar a vida pública, afirmou Felipe VI, em sua primeira mensagem de Natal desde que assumiu o trono, em junho passado.

[SAIBAMAIS]O monarca reconheceu que esse tipo de comportamento produz "indignação e desencanto" na população, mas "é certo que os responsáveis por essas condutas irregulares estão respondendo por elas". "Poucos temas causam uma opinião tão unânime quanto esse. Devemos cortar a corrupção pela raiz e sem contemplações", afirmou.

Leia mais notícias em Mundo

"A honestidade dos funcionários públicos é um pilar básico da nossa convivência em uma Espanha que todos querem saudável, limpa", insistiu o rei, em um país que tem a corrupção como a segunda maior preocupação da população, atrás apenas do desemprego. O monarca também se referiu a esse assunto.

"Os índices de desemprego ainda são inaceitáveis e frustram as expectativas dos nossos jovens", reconheceu Dom Felipe, insistindo em que essa luta "deve continuar sendo nossa grande prioridade". Após seis anos de crise, porém, o monarca também quis lançar uma mensagem de esperança, afirmando que "as principais magnitudes macroeconômicas estão melhorando e recuperamos o crescimento econômico e a criação de emprego".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação