Mundo

Chefe de islamitas shebab na Somália se rende ao governo

Os Estados Unidos haviam oferecido uma recompensa de três milhões de dólares a qualquer pessoa que desse informações sobre este líder dos rebeldes afiliados à Al-Qaeda

Agência France-Presse
postado em 27/12/2014 13:36
Um dos chefes dos insurgentes islamitas somalis shebab, seu responsável pela inteligência, Zakariya Ismail Ahmed Hersi, se rendeu ao governo e à força da União Africana, indicaram neste sábado fontes militares somalis.

Os Estados Unidos haviam oferecido uma recompensa de três milhões de dólares a qualquer pessoa que desse informações sobre este líder dos rebeldes afiliados à Al-Qaeda, no âmbito de um programa destinado aos principais chefes shebab.

Hersi se entregou na região de Geddo, na fronteira com Quênia e Etiópia, e atualmente está detido, segundo fontes oficiais.

"Zakariya Ahmed era um funcionário de alto escalão que trabalhava com Godane", indicou um funcionário militar somali da região, Jama Muse.



Ahmed Abdi Godane, o chefe dos shebab, morreu em um ataque aéreo americano em setembro.

Zakariya Ahmed "estava encarregado da inteligência e das finanças. Era um dos funcionários de alto escalão shebab por quem os americanos ofereceram uma recompensa", acrescentou Muse.

Esta rendição é resultado de vários confrontos sangrentos internos e de disputas no grupo armado, destacou outra fonte da segurança, lembrando que Godane havia eliminado vários rivais.

Até o momento, os islamitas não fizeram declarações sobre o anúncio desta rendição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação