Mundo

Três morrem no sudeste turco em brigas entre curdos e grupo sunita

O grupo sunita Huda Par atacou um acampamento do Partido dos Trabalhadores Curdos

Agência France-Presse
postado em 27/12/2014 19:39
Três pessoas morreram e duas ficaram feridas durante confrontos entre rebeldes curdos e militantes de um grupo islâmico sunita no sudeste da Turquia, perto da fronteira síria, anunciou neste sábado o gabinete do governador local.

A tensão foi aumentando na cidade de Cizre desde a noite de sexta-feira, quando o grupo sunita Huda Par atacou um acampamento do Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK, grupo separatista considerado terrorista pelo governo de Ancara), informou uma fonte de segurança à AFP.

[SAIBAMAIS]O grupo islamita, conhecido como a extensão política do Hezbollah turco (sem relação com o partido libanês), é hostil ao PKK, um grupo que está há três décadas em guerra com o Estado turco.

Leia mais notícias em Mundo


Em outubro, quando o grupo Estado Islâmico (EI) lutava contra as forças curdas na cidade fronteiriça curdo-síria de Kobane, ocorreram violentos combates nas ruas entre o Huda Par e o PKK no sudeste (pró-curdo) da Turquia.

Ancara decidiu não intervir militarmente contra os jihadistas do EI, provocando indignação dos curdos da Turquia, que tomaram as ruas para protestar contra a decisão, e dezenas de pessoas morreram na pior explosão de violência na região em décadas.

Os distúrbios aumentaram os temores de fracasso das negociações de paz entre o governo turco e o PKK, iniciadas há dois anos para colocar fim ao conflito aberto desde 1984.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação