Mundo

Operação de busca por avião da AirAsia é retomada na Indonésia

As buscas foram interrompidas às 17h30 (8h30 de Brasília) porque estava anoitecendo

Agência France-Presse
postado em 28/12/2014 21:52

Um homem pede a um oficial informações sobre um familiar que estava a bordo do avião da AirAsia

A Indonésia retomou na manhã desta segunda-feira (domingo à noite no Brasil) as operações de busca do avião da AirAsia que desapareceu na véspera, com 162 pessoas a bordo, sobre o Mar de Java, informou um funcionário dos serviços de emergência.

"Reiniciamos as buscas pelo avião da AirAsia desaparecido às 6h (21h de Brasília). Nos concentramos a leste da ilha de Beitung", disse à AFP o vice-chefe de operações da agência nacional de busca e resgate, Tatang Zainuddin.

Belitung é uma ilha indonésia situada diante da costa oriental de Sumatra.

"Hoje enviamos quatro aviões para tentar localizar o aparelho da AirAsia. Esperamos poder encontrá-lo em breve. Várias agências de busca e resgate também nos ajudam", disse Zainuddin. "Estamos esperando a chegada de navios e aviões de Malásia e Cingapura".

O Airbus A320-200, que transportava 155 passageiros - entre eles 16 crianças e um bebê - e sete membros da tripulação, desapareceu no domingo, quando fazia o trajeto entre Indonésia e Cingapura.

Durante o domingo, as forças aéreas indonésias passaram horas buscando o Airbus A320-200, que transportava 155 passageiros, entre eles 16 crianças e um bebê, e sete membros da tripulação, indicou o diretor-geral da aviação civil indonésia, Djoko Murjatmodjo.


[SAIBAMAIS]A companhia aérea informou que no voo havia 156 indonésios, três sul-coreanos, um malaio, um cingapuriano, um britânico e um francês (o co-piloto). Murjatmodjo informou que os esforços se concentravam em uma zona situada entre a ilha de Belitung e a província de Kalimantan, na parte indonésia da ilha de Bornéu, a meio caminho da trajetória do voo.

Leia mais notícias em Mundo

Até o momento "não pudemos detectar visualmente nenhum sinal", explicou o porta-voz das forças aéreas indonésias, Hadi Cahyanto, pouco antes de concluir os trabalhos de busca.

O Airbus, com número de voo HZ8501, decolou do aeroporto internacional Juanda de Surabaya, no leste da ilha indonésia de Java, às 05h20, e seu pouso estava previsto em Cingapura às 08h30 (22h30 de Brasília).

Jacarta perdeu o contato com a aeronave às 07h55, disse à AFP o porta-voz do ministério indonésio de Transportes, J.A. Barata. A AirAsia indicou, por sua vez, que a aeronave estava "sob o controle do serviço de controle de tráfego aéreo da Indonésia" quando desapareceu.

"O avião (...) solicitou um desvio devido às condições meteorológicas", declarou a companhia malaia em sua página no Facebook.

Segundo um comunicado da direção da aviação civil de Cingapura, o contato foi perdido no espaço aéreo indonésio, "200 milhas náuticas (350 quilômetros) a sudeste da fronteira entre as regiões de informação de voo de Jacarta e Cingapura".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação