Mundo

RSF critica presença de países contra liberdade de imprensa em marcha

A RSF denunciou a presença de dirigentes de países "onde os jornalistas e os blogueiros são sistematicamente perseguidos, como acontece com o Egito, a Rússia, a Turquia, a Argélia e os Estados Árabes Unidos"

Agência France-Presse
postado em 11/01/2015 14:07
[SAIBAMAIS]A organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) expressou sua "indignação pela presença de representantes de países que reprimem a liberdade de informação" na marcha deste domingo, em Paris, contra os atentados que deixaram a capital francesa de luto. "Em nome de que os representantes de regimes depredadores da liberdade de imprensa vêm desfilar em Paris em homenagem a um veículo (o jornal satírico Charlie Hebdo), que sempre defendeu o mais elevado conceito da liberdade de expressão?" interrogou-se esta ONG.

Leia mais notícias em Mundo


A RSF denunciou a presença de dirigentes de países "onde os jornalistas e os blogueiros são sistematicamente perseguidos, como acontece com o Egito, a Rússia, a Turquia, a Argélia e os Estados Árabes Unidos". "Na classificação mundial da liberdade de expressão, estes países são, respectivamente, 159;, 148;, 154;, 121; e 118; entre 180", prosseguiu.

O premiê turco, Ahmet Davutoglu, o presidente russo, Serguei Lavrov, os ministros das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, de Argélia, Egito e dos Emirados, Ramtan Lamamra, Sameh Chukry e xeque Abdullah ben Zayed Al-Nahyan, anunciaram sua presença na marcha. "Não deixaremos os predadores da liberdade de imprensa cuspir nos túmulos do Charlie Hebdo", comentou Christophe Deloire, secretário-geral da RSF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação