Mundo

Chanceler iraniano pede respeito mútuo após nova charge de Maomé

Mohamed Javad Zarif afirma que só é possível ter um mundo mais seguro se todos se comprometerem com um diálogo sério juntos

Agência France-Presse
postado em 14/01/2015 11:22
Genebra, Suíça - O chefe da diplomacia iraniana, Mohamed Javad Zarif, pediu nesta quarta-feira (14/1) respeito mútuo entre as pessoas ao responder a perguntas sobre os atentados da semana passada em Paris e a publicação de um novo número da revista francesa Charlie Hebdo com uma charge de Maomé.

"Achamos que o caráter sagrado dos valores deve ser respeitado e, enquanto não aprendermos a respeitar uns aos outros, será muito difícil viver em um mundo com pontos de vista distintos, culturas diferentes. As civilizações não serão capazes de iniciar um diálogo sério se não começarmos a respeitar os valores de cada um e seu caráter sagrado". "Teremos um mundo mais seguro se nos comprometermos com um diálogo sério juntos, descobriremos que o que nos une é mais importante do que o que nos divide", acrescentou.



[SAIBAMAIS]O Irã condenou a publicação nesta quarta-feira de uma charge do profeta Maomé no último número da Charlie Hebdo, classificando-a de insultante e prejudicial "aos sentimentos dos muçulmanos". "Condenamos o terrorismo em todo o mundo (...) mas ao mesmo tempo condenamos este gesto insultante da revista", afirmou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Marzieh Afkham, após a publicação do primeiro número da revista após o atentado da semana passada.

"O desenho fere os sentimentos dos muçulmanos e pode desencadear um novo círculo vicioso de terrorismo", acrescentou. "O abuso da liberdade de expressão, disseminado atualmente no Ocidente, não é aceitável e deve ser impedido", disse a porta-voz.

O presidente moderado iraniano, Hassan Rohani, condenou na semana passada a violência e o terrorismo e estimou que o atentado contra a revista provocará uma onda de islamofobia. A publicação na capa de um desenho do profeta, com uma lágrima nos olhos e carregando um cartaz com a frase "Je suis Charlie", também foi criticada pela imprensa iraniana, que a considera insultante para os valores do Islã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação