Mundo

Indonésia deve divulgar nesta quinta-feira lista com os nomes para execução

Família do brasileiro Rodrigo Gularte deposita esperanças em novo laudo. Painel da ONU critica pena capital

postado em 05/03/2015 06:15

Carros blindados da polícia indonésia chegam à prisão de Nusakambangan transportando os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran

É aguardada para hoje a divulgação da lista com os nomes dos 10 prisioneiros condenados à morte na Indonésia. Na véspera, durante painel temático sobre o tema da pena capital, o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) teceu duras críticas à aplicação da medida como forma de combater a criminalidade. No entanto, por meio do procurador-geral, Muhammad Prasetyo, o governo de Jacarta tinha garantido, na terça-feira, que os preparativos para as próximas execuções estavam quase finalizados. O surfista paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, detido em 2004 com 19kg de cocaína, poderá ter o mesmo fim do instrutor de voo livre carioca Marco Archer Cardoso Moreira, fuzilado em janeiro. Depois de se submeter a um exame que constatou esquizofrenia, Rodrigo foi submetido, anteontem, a nova avaliação. Em meio à crise diplomática entre o Brasil e a Indonésia, os familiares de Gularte depositam as últimas esperanças no resultado do segundo laudo médico, requisitado por Prasetyo.

;Nós temos apenas 5% ainda a preparar. Isso inclui transferir os condenados a Nusakambangan;, explicou o procurador-geral indonésio, durante entrevista no sul de Jacarta, referindo-se à ilha onde ocorrem as execuções. ;Tudo teve de ser organizado antes de os presos serem transferidos, porque nós não queremos que eles fiquem isolados nas celas por muito tempo (antes do fuzilamento);, acrescentou Prasetyo. De acordo com o jornal The Jakarta Post, o procurador-geral negou ter recebido instruções para adiar a execução de Gularte ; sob alegações de que o surfista estivesse mentalmente doente ; e insistiu que as condições do brasileiro estavam ;perfeitas; quando ele atuou como traficante.

O Correio apurou que houve uma grande movimentação em Nusakambangan, durante todo o dia de ontem. Cerca de 1 mil policiais foram deslocados para o local, que abriga cinco prisões. Gularte está confinado em uma delas. A família do brasileiro não escondia a angústia ante a incerteza em torno da decisão de Jacarta. Consultado pela reportagem, um parente do surfista disse que os familiares não se alimentam nem dormem direito desde a execução de Marco Archer. ;Não sabemos quando sairá a lista. Talvez ocorra de um momento para o outro, pois a imprensa tem afirmado que as execuções estão previstas para sábado;, relatou, sob a condição de anonimato. ;Não dá para se ter uma ideia real sobre qual decisão o governo vai tomar;, concluiu. Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo, viajou à Indonésia, onde acompanha os trâmites, amparada por um conselheiro da Embaixada do Brasil em Jacarta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação